Os Mandamentos se aplicam aos animais também?

Certo dia, após postar no Facebook o seguinte versículo "Não Matarás" (Êxodo 20:13), ouvi (li!) o seguinte posicionamento de uma pessoa com suposto "grande" conhecimento da Bíblia: "Mas os Mandamentos não se aplicam aos animais."

Um argumento muito usado pelas pessoas que comem defuntos ("carne") é que o famoso Mandamento de Deus "Não Matarás" significa assassinato, de acordo com o aramaico original do texto (ratsach), e que não se aplica à matança de animais para consumo. Porém, assassinato não significa matar em auto defesa, ou matar acidentalmente, e nem significa a pena de morte. (A Bíblia estabelece a pela de morte para assassinos - veja Gênesis 9:6, entre outros).

Assassinato significa matar alguém sem nenhuma provocação. Então, como você explica a morte de animais que são inocentes? Por que matar uma vaca, galinha, porco etc etc, já que estes animais pacíficos não provocaram a pena de morte como castigo? É muito claro que quem mata um animal comete assassinato. ("Mas aquele que sacrifica um boi é como quem mata um homem..." Isaías 66:3)

Curiosamente, no link que postei acima sobre a definição da palavra assassinar, aparece o seguinte:

Pois bem. Qualquer pessoa com o mínimo de raciocínio pode ver que NÃO MATARÁS se aplica também aos animais.

Vejamos mais TRÊS Mandamentos que se aplicam aos animais:

O quarto Mandamento de Deus, que fala sobre o Sábado, que NUNCA foi abolido, justamente porque NENHUM dos Mandamentos foi abolido (mas isso é assunto para outro dia...), diz:

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou." (Êxodo 20:8-11)

Este Mandamento claramente diz que NEM OS ANIMAIS devem trabalhar no Santo Sábado, que é o sétimo dia da semana. Aqui não vamos debater se é correto ou não "empregar" animais (outro assunto para outra oportunidade), mas vemos que SE um animal for usado para realizar alguma obra em favor do homem, este deverá ter tempo para descanso (no caso, o Mandamento está somente se referindo ao descanso designado no sétimo dia). O texto não implica que somente seres com "raciocínio avançado" como o dos humanos devem respeitar o Mandamento. TODAS AS CRIATURAS devem respeitar e obedecer os Mandamentos Divinos.

Lendo um pouco mais adiante, vemos: "Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." (Êxodo 20:17)

O Décimo Mandamento, que fala da cobiça, diz que não devemos cobiçar NEM O BOI OU JUMENTO que pertence a outra pessoa.

Agora volte ao Primeiro Mandamento, que fala sobre idolatria, e verá que este também menciona animais:

"Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos." (Êxodo 20:3-6)

Aqui Deus fala que não devemos fazer imagens de escultura para serem adoradas no lugar Dele, que é o único Deus verdadeiro. Não devemos fazer estátuas que se parecem com pessoas ou animais para serem adoradas. Mas o Mandamento não diz a palavra animais. Okay... o que vive em cima nos céus, a não ser pássaros (animais)? O que vive nas águas, a não ser peixes, etc (animais)?

Claramente, até uma breve leitura dos Mandamentos mostra que nada menos que QUATRO Mandamentos de Deus se aplicam aos animais:

1. Eles não devem ser adorados. (Engraçado, que fui acusada pela pessoa mencionada acima de idolatria, simplesmente porque defendo os animais de acordo com a Bíblia! Que fantástica ironia!)
4. Eles merecem descansar da mesma maneira que os humanos.
5. Eles não devem ser assassinados.
10. Eles não devem ser cobiçados.

Mas não é apenas nos Mandamentos de Deus que vemos que ordens divinas também se aplicam aos animais. Vamos ver na história da Moisés, quando o profeta subiu ao Monte Sinai para receber os Mandamentos de Deus juntamente com outras instruções e leis divinas, que o povo de Deus deveria fazer algumas preparações antes da descida da presença Divina:

"E o Senhor lhe disse: 'Vá falar ao povo e mande que eles passem o dia de hoje e de amanhã purificando-se para me adorar. Eles devem lavar as suas roupas e se aprontar para depois de amanhã. Nesse dia eu descerei sobre o monte Sinai, onde todo o povo poderá me ver. Marque limites em volta da montanha, para que o povo não passe dali, e diga-lhes que não subam o monte, nem cheguem perto dele. Se alguma pessoa puser o pé nele, deverá ser morta. Ninguém deverá tocar nessa pessoa; ela será morta a pedradas ou com flechas. Isso deve ser feito tanto com pessoas como com animais. Porém, quando a trombeta tocar, o povo poderá subir o monte.' Então Moisés desceu do monte e mandou que o povo se purificasse para adorar a Deus. E todos lavaram as suas roupas. Aí Moisés disse: 'Fiquem prontos para depois de amanhã e até lá não tenham relações sexuais.'" (Êxodo 19:10-14)

Antes de Deus aparecer com sua glória no Monte, onde Moisés permaneceu por 40 dias e 40 noites, o povo precisava se preparar: banhar-se e lavar as roupas, e abster-se de relações sexuais. O Monte Sinai seria um lugar Santo porque ali desceria a presença Divina, e Deus ordenou que o povo ficasse a uma certa distância do Monte, pois se alguém tocasse na montanha, este seria morto... e a ordem estende-se aos animais! 

No livro de Jonas, quando o profeta finalmente aceita a ordem divina de pregar o arrependimento na cidade pecaminosa e violenta, o rei ficou tão assustado com a proclamação do iminente castigo divino, que ordenou que todos os cidadãos e os animais de Nínive se arrependessem, jejuassem, e vestissem pano de saco e cinzas (costume da época para mostrar arrependimento):

"E os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até ao menor. Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água. Mas os homens e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos." (Jonas 3:5-8)

Veja a preocupação do rei de Nínive em salvar os humanos e os animais! Também no último verso desse mesmo livro, onde Jonas se mostra, quem sabe, ainda duvidoso acerca do destino de Nínive, Deus mostra sua compaixão para com os humanos e também os animais daquela cidade que morreriam caso não se arrependessem!

"Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria Eu ter pena dessa grande cidade?" (Jonas 4:11)

. . . . . . . . . . 

Agora vamos para o Novo Testamento. No famoso Sermão da Montanha, Jesus expõe algumas nuances do Mandamento Divino:

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno." (Mateus 5:21,22)

Aqui Jesus Cristo fala que matar não é somente terminar a vida de alguém literalmente, mas que podemos matar alguém com nossas palavras e até nossos pensamentos! E que isto terá consequências eternas para sua alma!

Em I João 3:15, o apóstolo João diz que "Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna." Ele está repetindo o que Jesus ensinou: mesmo que seu ódio permaneça apenas dentro do seu coração e você nunca mate alguém fisicamente, aos olhos de Deus, você é um assassino. E os assassinos não terão parte na Vida Eterna com Deus.

Resumindo, se apenas pensar com ódio é a mesma coisa que literalmente matar alguém, como dizer que NÃO MATARÁS não se aplica também a isso:


Até quando você vai financiar o assassinato? Até quando você vai continuar enchendo a boca e o estômago de assassinato? Por que você não faz a escolha certa -- o VEGANISMO é o respeito pelos animais que Deus criou.

Se você é cristão, você pode realmente dizer de consciência limpa que matar animais pra satisfazer sua gula é correto perante os olhos de Deus?

Pense nisso. Espero que você faça a escolha certa.
A sua salvação depende disto!

Comentários

  1. Boa noite . sim nossa familia esta tentando entender isso e agora ficou bem mais claro . Mas a duvida maior é e os peixes ? O messias comeu peixe e multiplicou . E agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peixes também são animais, são "feitos de carne". Portanto, não comer carne significa não comer peixes, ou nenhum ser vivo.

      Excluir
  2. Se os mandamentos se aplicam aos animais, então o Leão vai ter que comer capim também?
    Se um gato mata um rato para comer, ele está pecando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animais não pecam como seres humanos, pois eles não têm o mesmo livre arbitrio.

      Romanos 8:22 diz "Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; " ou seja, toda a natureza foi afetada com o pecado, inclusive os animais.

      No início quando Deus criou os seres vivos, TODOS eram herbívoros: "Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi." (Gênesis 1:29,30)

      E novamente, na Nova Terra que será restaurada, todos os animais / seres vivos voltarão a ser herbívoros. "Lobos e ovelhas viverão em paz, leopardos e cabritinhos descansarão juntos. Bezerros e leões comerão uns com os outros, e crianças pequenas os guiarão. Vacas e ursas pastarão juntas, e os seus filhotes descansarão no mesmo lugar; os leões comerão capim como os bois. Criancinhas brincarão perto de cobras e não serão picadas, mesmo que enfiem a mão nas suas covas. Em Sião, o monte sagrado, não acontecerá nada de mau ou perigoso, pois a terra ficará cheia do conhecimento da glória do Senhor assim como as águas enchem o mar." (Isaías 11:6-9)

      Um DEUS de amor JAMAIS faria seres vivos para serem mortos, sendo que a morte é resultado do pecado. "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 6:23

      Então, onde não existe pecado, não existe a morte.

      Espero ter esclarecido a sua pergunta!

      Excluir
  3. E os sacrifícios de animais que eles faziam nessa época para livrar dos pecados, também não seria assassinato? Abraão ia matar o próprio filho como sacrifício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O assunto dos sacrifícios é bem complexo e delicado.

      Primeiro - Abraão estava passando por um teste de fidelidade. Sacrifício humano NUNCA é pedido por Deus - Deus ABOMINA isso - mas era prática comum da região onde Abraão morava. Tanto que Deus mandou um anjo impedir que Abraão matasse Isaque.

      Segundo - O sacrifício de animais simbolizava o sacrifício de Jesus na cruz. Aquilo não era para agradar ou aplacar a Deus, era um sistema de adoração didático para mostrar tudo que Jesus fez e ainda faz para a nossa salvação, e isso inclui todo o santuário. O sacrifício era para ensinar as pessoas o quão TERRÍVEL é um inocente morrer pelos seus pecados. Não agradava a Deus. Os animais não tiram o nosso pecado, somente o sangue de Jesus pode nos salvar. Nenhum animal tirou o pecado de ninguém. Era tudo simbólico.

      Muitas vezes não é fácil entender algumas coisas que Deus permitiu acontecer mas como nosso mundo está completamente tomado pelo pecado, algumas concessões de Deus também não fazem parte do Seu plano original. A morte é resultado do pecado. O pecado é injusto, terrível, doloroso, e leva à morte. Mesmo assim devemos confiar em Deus porque tudo tem um sentido e logo em breve poderemos vê-Lo face a face num mundo onde não haverá nenhum sofrimento.

      Excluir
  4. Estou tentando parar de comer carne...gostei muito e também sou contra a morte de animais acho isso cruel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ouvir isso! Hoje em dia é muito fácil mudar o nosso estilo de vida, pois temos fácil acesso a vídeos e livros que ensinam receitas veganas. Procure no youtube o Dr Eric Slywitch, que fala sobre nutrição vegana, assim você pode ter uma alimentação saudável! Comece aprendendo receitas fáceis, como torta salgada, por exemplo. É muito fácil cozinhar sem derivados animais! No site plantte.com.br tem muitas receitas fáceis de leites vegetais e outras receitas gostosas!

      Excluir

Postar um comentário